A dificuldade em adormecer é uma ocorrência comum. Para muitas pessoas, isso significa dificuldade para dormir de vez em quando ou por um curto período de tempo. Em muitos casos, isso pode ser corrigido melhorando a higiene do sono, o que inclui:
- Limitar o cochilo diurno a 30 minutos ou menos;
- Exercitar-se por pelo menos 10 minutos por dia;
- Evitando cafeína e outros estimulantes antes de dormir;
- Passar alimentos pesados, como alimentos gordurosos ou fritos, antes de dormir.
Se os seus problemas de sono não forem frequentes, você pode usar um remédio de venda livre. Algumas pessoas desejam evitar o uso de medicamentos em favor de uma alternativa mais natural.
Os soníferos não prescritos são normalmente considerados naturais. Eles encorajam o relaxamento, aliviam a ansiedade e promovem o sono.
Também estão associados a outros comportamentos que promovem a saúde, como uma melhor digestão e alívio da dor.
Dormir o suficiente pode ser tão simples quanto mudar rotinas, dieta ou hábitos. Sempre tente abordagens não medicinais e não herbais primeiro.
Como funciona os remédios naturais para dormir?
Na verdade, esses produtos naturais são geralmente considerados mais seguros do que medicamentos de venda livre e prescritos.
Isso ocorre porque eles tendem a ter menos efeitos colaterais do que suas contrapartes de prescrição.
Além disso, seu uso por um curto período de tempo normalmente não leva à dependência. Os soníferos naturais têm baixo risco de efeitos colaterais ou complicações quando usados por um curto período de tempo.
Ficou interessado em saber mais sobre esses suplementos? Acompanhe.
Algumas opções encontradas no mercado
Valeriana
Valeriana é um medicamento fitoterápico feito a partir da raiz da planta. Estudos indicam que ela atua como um sedativo, podendo ser útil no tratamento da insônia e na melhoria da qualidade do sono em mulheres na pós-menopausa.
Para potencializar seu uso ela pode ser combinada com lúpulo, erva-cidreira e outras ervas. É melhor aumentar gradualmente a sua dose ao longo de um período de tempo. Depois que seu sono melhorar, você deve continuar usando valeriana por duas a seis semanas.
A valeriana também pode ajudar a aliviar:
- Cólicas menstruais e estomacais;
- Dores musculares e articulares;
- Dores de cabeça;
- Depressão.
Infelizmente, em alguns casos ela pode apresentar:
- Dores de cabeça;
- Dor de estômago;
- Irritabilidade;
- Tontura.
Lúpulo
O extrato da flor feminina da planta do lúpulo, é muito usado para dar sabor a bebidas, como cerveja, e como um medicamento fitoterápico. Foi demonstrado que o lúpulo melhora o sono.
Às vezes, o lúpulo é combinado com outras ervas, como a valeriana. Potencializando assim suas noites de sono.
Melatonina
A melatonina é um hormônio produzido na glândula pineal. Ele controla seus ritmos circadianos. Um de seus usos muito comum é a ajuda para adormecer mais rapidamente e melhorar a qualidade do seu sono.
Estudos mostraram que esse manipulado para dormir é útil. Os trabalhadores em turnos que ingeriram 3 miligramas de melatonina conseguiram adormecer mais rapidamente e passar mais tempo dormindo a cada ciclo.
A melatonina também pode:
- Ajuda a aliviar os sintomas do jet lag;
- Aumentar a imunidade;
- Combater a inflamação.
Infelizmente, em algumas pessoas esse produto pode causar:
- Vigília à noite
- Depressão
- Torpor
- Irritabilidade
- Dores de estômago
Passiflora
A passiflora é uma planta que contém produtos químicos que produzem um efeito calmante. Provoca sensações de relaxamento e sonolência e às vezes é combinada com outras plantas em uma mistura de ervas.
Estudos mostraram que a maracujá aliviou os distúrbios do sono quando ingerida por quatro semanas. Os participantes do estudo também experimentaram níveis reduzidos de ansiedade.
Você pode usar a erva para fazer um chá para beber antes de dormir ou tomá-la em cápsulas.
Esse produto também pode ajudar a aliviar:
- Dor;
- Ansiedade;
- Inflamação
- Espasmos musculares;
- Sintomas da menopausa.
Pode levar a efeitos colaterais como:
- Tontura
- Confusão
- Ação muscular irregular
Ginseng
O ginseng é uma erva usada na medicina herbal. É pensado para promover o sono e melhorar a imunidade.
Estudos indicam que o extrato de ginseng vermelho teve efeitos positivos em pessoas com problemas de sono.
Os participantes experimentaram uma melhor qualidade do sono depois de tomar o extrato por uma semana.
Ginseng também pode ajudar a:
- Aumentar os níveis de energia;
- Reduzir o estresse;
- Tratar da impotência.
Esse produto pode causar:
- Dor de estômago;
- Dor de cabeça;
- Agitação;
- Tontura.
5-HTP
O 5-HTP é um derivado do triptofano, que é um aminoácido. É usado para aumentar os níveis de serotonina.
Estudos mostraram que o 5-HTP pode promover o sono quando tomado com outro suplemento chamado ácido gama-aminobutírico. Acredita-se que a combinação aumente a duração do sono.
Ele está disponível em forma de cápsula. A dose recomendada é de 150 a 400 miligramas por dia, embora você deva seguir todas as instruções no rótulo do produto.
5-HTP também pode melhorar:
- Depressão;
- Ansiedade;
- Dores de cabeça.
Esse produto pode causar:
- Desconforto abdominal;
- Gases ou inchaço;
- Perda de apetite;
- Azia.
O que eu posso fazer agora?
Ao começar a tratar seus problemas de sono, tente descobrir a causa subjacente. Esteja ciente do que está causando um sono ruim, como estresse, barulho ou desconforto. Manter um diário do sono pode ajudá-lo a avaliar seus hábitos de sono e observar áreas para melhorias.
Auxiliares de sono naturais só devem ser usados como uma solução de curto prazo. Se seus problemas de sono continuarem, eles podem ser um sinal de um problema médico latente.
Você deve consultar seu médico se seus problemas de sono persistirem ou aumentarem de gravidade. Certifique-se de trazer seu diário de sono. Seu médico pode usar suas observações para ajudar a fazer um diagnóstico.
Lembre-se de que efeitos colaterais e riscos são possíveis, mesmo com produtos naturais. Sempre use uma marca confiável. Fale também com o seu médico se tiver dúvidas ou preocupações.