Todos nós colocamos o nosso melhor esforço para manter uma atitude positiva no trabalho, mas você não pode negar que de vez em quando, não há nada melhor do que se queixar sobre as nossas atividades do escritório, com o nosso parceiro ou o melhor amigo.
Se um sinal de alívio para o almoço cheiro de um companheiro, a falta de espaço no estacionamento, os atrasos de a garota da porta ao lado ou a má maneira de vestir de chefe de finanças, todos nós temos descontente nosso emprego. Mas longe de ser uma coisa ruim, a ciência diz que as nossas queixas pode ser bom para a nossa saúde mental, além de melhorar a nossa produtividade. Incrível, certo?
Instruir a sua mente com a arte de reclamações trabalhistas
De acordo com o Centro de Medição e Melhoria do bem-estar no local de Trabalho, apenas seis em cada 10 funcionários estão satisfeitos com o equilíbrio entre sua vida privada e a vida profissional.
Para as meninas que estão se perguntando como fazer para melhorar algum aspecto que você não gosta em seu escritório, dois especialistas da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) propõem que, para se comunicar corretamente as suas queixas às suas cabeças deve-se primeiro analisar o que ele quer explicar e como se comunicar é de vital importância se quisermos manter o nosso local de trabalho, e não nos chamam de “melancólica lamenta crônicas”.
“Se o seu desagrado é que você está tentando melhorar sua produtividade ou de sua empresa, é provável que, se você souber como colocar, vai ser bem recebido”, explica Eva Rimbau, professor de Economia e Negócios da Universidade à Distância. Por esta razão, “o trabalhador deve ser assertivo, se você quer que seus problemas são levados em conta”, acrescenta Gina Aran, professor do Mestrado em gestão de Recursos Humanos e de Gestão do UOC.
Deu tudo o que incomoda e começar a relaxar
Vanessa Pouthier, um pesquisador da Universidade de Milbourne, ele estudou uma equipe de profissionais de saúde em um hospital nos Estados unidos por um ano inteiro. Ao longo do estudo, o médico descobriu que lamentando ou brincando no trabalho pode ajudar a melhorar o humor e a construção de melhores relações entre colegas de trabalho:
Estes rituais de protesto ajudou a médicos e enfermeiros para perceber que eles também sentia o mesmo sobre determinadas situações. Ao participar dessas reuniões pequenas, processados parte da energia negativa e senti uma energia mais positiva.
Em poucas palavras, para falar mal do seu trabalho pode aliviar o estresse, a construir relacionamentos melhores e aumentar a produtividade.
Não se torne um reclamão crônica
De acordo com o professor de Aran, existem vários tipos de perfis de queixosos: é “aquela que comunica seus problemas para que eles perturbar o ambiente de trabalho e a concentração da capacidade do restante dos trabalhadores”, o que os qualifica para a reclamantes crônica.
Outro é o típico “eu acho”. Refere-se ao trabalhador, é o dia todo criticando tudo e sempre se sentir insatisfeito. Neste caso, a Aran acredita que estas pessoas são “totalmente relacionadas” se eles estão envolvidos em um projeto que é agradável a eles e que eles podem sentir-se integrado, para tornar-se responsável, funcionários e reduzir os rumores de um corredor.