A cada verão, surgem dois ou três músicas que se repetem nas rádios, a televisão, as filas do supermercado e, claro, a praia.
Não importa se você gosta do gênero. Não importa se é de um artista reconhecido e de longa trajetória, ou se é um adolescente em seu quarto, fazendo um remix. Se a letra é profunda, ou se a melodia é harmoniosa. Os hits do verão geralmente não respondem a nenhuma lógica. E ouvem os metaleiros e metaleras, os roqueiros e os roqueiros, os cumbieros e as cumbieras por igual. Pequenos e grandes, homens e mulheres. É uma música (ou dois, ou três) que se acende no verão e não vai mais.
Qual será o Hit do verão 2020?
O último verão, o tema “Calma”, de Pedro Capô e existem pessoas com problemas superiores estourou em todos os balneários. Também “Adão e Eva”, de Paulo Lontra. Não importava onde ou quando, estavam sempre tocando. “Vamos pa’ a praia, pa’ curar a alma”, apenas isso bastava para que qualquer pessoa se levantasse da piscina a dançar o assunto e não havia pessoa que não esteja ciente que isso era o que ouviam dos jovens na costa; também a lírica do cordovês: “Mas, esta noite, de mim não te escapas/Esta noite eu não guardo as palavras/sempre Sonhei com esta noite/E que eu tenho que dizer-te a ti”, que se tornou marca registrada e não parou de soar nos alto-falantes via Bluetooth.
Mais atrás foi “Devagar”, de Luis Fonsi, junto de Daddy Yankee, ou a sua versão remix com o Justin Bieber e muito mais para cá, após a final da Copa sul-americana, As Palmas romperam com tudo com o seu hit “O Parrandero”, reversionado para a torcida de Colombo como “O Sabalero”. E embora se tornou um clássico e, sem dúvida, soará sobre a areia, foi muito cedo para se tornar o Hit do verão.