O drama da previdência social no Brasil – A visão do governo e do povo

O Brasil compartilha com meio mundo o mal, a força de trabalho fazer dos pensamentos enquanto os aposentados se multiplicam. Mas ainda é um país jovem, quando comparada com a Europa, como indica que bastam umas canas para que qualquer um de nós ofereçam amavelmente o assento no metrô, é um dos que mais rapidamente está envelhecendo porque a esperança de vida aumentou muito, enquanto a natalidade é alta. Uma queda que alguns pesquisadores vinculam-se com as telenovelas brasileiras, que na década de setenta e oitenta mostravam famílias mais pequenas que querem saber como agendar o INSS 2020.

Não é nada raro que aqueles que se retiram agora trabalhassem em adolescentes. Que começaram como o que aqui chamavam de ” office boy levando cafés em um banco, subir nas décadas seguintes, e aposentar-se como alto cargo. Há casos excepcionais como o da senhora Maria Amorim, explicitado pelo jornal El País. Em entrevista ela conta que tinha 12 anos quando recorreu a um tribunal para que lhe permitisse trabalhar, porque a sua família era muito pobre e queria ter o seu dinheiro, explica. Entrou a trabalhar de ajudante em uma empresa de chapéus em 1956. E começou a ser contada. Poderiam ter Se aposentado aos 42, mas preferiu esperar a 55 para alcançar melhor paga.

A proposta do Governo de Bolsonaro contempla uma idade mínima de 62 anos, para elas, de 65 para eles e uma transição de 12-14 anos. Objetivos mais ambiciosos do que o último e fracassada tentativa. As resistências são muitas, o debate endiablado, mas por agora, apenas a esquerda com o Partido dos Trabalhadores (PT) à cabeça foi mobilizado na rua.

A proposta de reforma do ministro da Economia, o ultraliberal Paulo Guedes, é especialmente dura com os mais privilegiados, ressalta Nery. Mas recebeu críticas por sua delicadeza com os militares, que com policiais e bombeiros têm um regime diferente dos civis. Havia muita expectativa para a letra pequena das pensões militares, em vista de que Bolsonaro tem dedicado boa parte de sua vida política a defender os interesses corporativos esse coletivo que se pode aposentar com o salário integral após 30 anos de carreira. A justificativa oficial é que podem ser chamados às fileiras, em qualquer momento (embora a última em que combateram foi a Segunda Guerra Mundial). A metade se aposenta antes dos 49 anos. Mas alguns privilégios estão se extinguindo. Graças a uma das reformas pontuais de alguns anos atrás, os uniformizados já não podem chegar a paga de suas filhas solteiras.

Comments Off on O drama da previdência social no Brasil – A visão do governo e do povo

Filed under Comportamento

Comments are closed.